Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1007 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Polícia apreende 205 pássaros silvestres em feira de Arapiraca

Grande variedade de espécimes foi apreendida e levada ao Ibama.
Algumas aves apresentavam sinais de maus-tratos, diz polícia. 

Apreensão de pássaraos pelo BPA (Foto: Divulgação/BPA)
Batalhão Ambiental apresenta pássaros apreendidos em feira livre de Arapiraca (Foto: Divulgação/BPA)

205 pássaros silvestres foram apreendidos na manhã de hoje (30), durante operação do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) na Feira da Fumageira, localizada no bairro Primavera, em Arapiraca. Os suspeitos de comercializarem as aves conseguiram fugir.

Espécimes do tipo Cardeal, Sangue de Boi, Papa-capim, Jandaia, Xexéu, Azulão, Galo de Campina, 

Caboclinha, entre outras foram apreendidas em gaiolas, prestes a serem comercializadas. De acordo com a 1º tenente Djane Menezes, alguns pássaros apresentavam sinais de maus-tratos. “Os pássaros estavam amontoados em gaiolas do tipo 'viajante', que parecem pequenos apartamentos, e sem alimentação. Alguns deles acabam brigando e se machucando”, disse.

Segundo a tenente, a operação decorreu de uma denúncia de comercialização de animais silvestres, o que é considerado crime ambiental, de acordo com o artigo 29 da Lei 9.605 da Constituição Federal. 

“Fomos em duas equipes e ainda tivemos a ajuda do 3º Batalhão da PM, pois o local era muito grande. Apreendemos os pássaros, mas os ambulantes conseguiram fugir. Creio que havia uns 10 envolvidos, mas eles se camuflaram no meio do povo quando chegamos na feira”, disse.

A lei de crime ambiental prevê a pena de 6 meses a 1 ano de detenção para quem comercializa animais silvestres. “Além da detenção, existe uma multa de R$ 50 por ave apreendida, podendo chegar a R$ 5 mil se ela estiver em extinção”, afirmou a tenente Djane. 'A maioria desses pássaros é fruto do tráfico de animais, que são trazidosaté de outros estados ou da caça silvestre', completou.

Os pássaros foram encaminhados ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), onde serão vermifugados e reinseridos na natureza.


Fonte: G1 - Publicado neste site em 15/01/2013

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui