Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1027 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Cães são encontrados em situação de abandono em chácara de Tibiriçá

Cerca de 70 animais estavam desnutridos e sem higiene.
Dono do canil, no distrito de Bauru, SP, é procurado pela polícia.

Cerca de 70 cães encontrados em situação de total abandono em uma chácara de Tibiriçá, distrito de Bauru (SP) estão sendo salvos por grupos de voluntários. No local, funcionava o canil Infinity, que foi descoberto após uma ordem de despejo dos donos por falta de pagamento do aluguel.

Os animais estavam desnutridos e doentes. Em uma semana, mais de 10 já morreram. Os cães, todos de raças nobres e de grande porte, eram criados por uma família que sobrevivia com a venda dos filhotes.

Segundo uma das voluntárias da ONG Natura Vitae, Leandra Marquezini, a situação do local é assustadora. “Costumo fazer o resgate de animais, mas a situação que vimos é caótica para os cães. Há falta de higiene e alimentação. Ainda não se sabe ao certo, mas acreditamos que os animais tenham passado fome por pelo menos 15 dias”, diz Leandra.

Animais foram encontrados em situação caótica, segundo ONG (Foto: Reprodução TV/Tem)
Animais foram encontrados em situação caótica, segundo ONG (Foto: Reprodução TV/Tem)

O grupo de voluntários possui mais de 15 pessoas que se revezam entre limpeza, alimentação e aplicação de remédios. A posse dos animais foi dada provisoriamente para proprietária da chácara. Se ela não tiver condições de cuidar dos cães, eles serão disponibilizados para adoção.

Desde que o local foi denunciado, a população em geral, membros de ONGs e clínicas veterinárias tem ajudado na compra de alimentos e tratamento de saúde dos cães.

Situação diferente

Segundo a ONG, pelas situações que passaram, dificilmente os cães voltarão a ser como antes. Alguns já perderam a visão por doenças, outros estão muito magros e podem não resistir mesmo com tratamento.

Os animais são todos nobres e aparecem em um site em uma situação bem diferente da realidade. O responsável pelo canil ainda mantém uma página numa rede social para comercializar os filhotes.

Nas fotos os animais estão bem nutridos e saudáveis. O dono do canil  ainda não foi encontrado pela polícia.

Reincidente

Um inquérito foi aberto para investigar se o lugar tinha licença de funcionamento. Segundo o delegado responsável, Dinair José da Silva, o dono do canil já havia respondido a processo por maus tratos em 2011.  “Já existe um termo circunstanciado contra ele. Nos últimos dois anos, a situação piorou e por isso chegou os animais nestas condições lamentáveis”, explica.

O dono do canil Infinity  está sendo procurado e vai responder novamente por maus tratos e periclitarão, por colocar em risco a saúde de outras pessoas que viviam na chácara, como os caseiros. Se for detido, ele poderá pegar de três meses a um ano de prisão.

Fonte: G1 - Publicado neste site em 27/01/2013




- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui