Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1110 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Justiça julga casos de cadela morta após desnutrição e cão espancado

Audiência ocorre em São Carlos, SP, nesta quarta-feira no Fórum Criminal.
Ambas as ocorrências foram registradas em janeiro e fevereiro deste ano.

Cadela foi foi socorrida pelo Departamento de Defesa e Controle Animal (Foto: ONG Cão Ajuda/Divulgação)
Cadela foi foi socorrida pelo Departamento de Defesa e Controle Animal (Foto: ONG Cão Ajuda/Divulgação)

Dois casos de maus-tratos a cães registrados em São Carlos (SP) este ano serão julgados na tarde desta quarta-feira (27) no Fórum Criminal da cidade. Em uma das ocorrências, um homem de 37 anos é acusado de espancar o próprio cão, na Vila Nery, em fevereiro. O outro caso é sobre seis cachorros encontrados em janeiro abandonados no Santa Maria. Os animais da raça pastor alemão foram alugados como cães de guarda e distribuídos em algumas casas do bairro, que estavam vazias. Eles ficaram dias sem água e sem comida e foram resgatados após denúncia dos vizinhos. Desnutrida, a cadela Esperança, que estava entre os animais, morreu 48 horas depois quando recebia tratamento veterinário.

Segundo Vivian Vigiolli, de 37 anos, voluntária da ONG Cachorro Ajuda há dois anos, integrantes das entidades constataram que os vizinhos passaram a dar água e ração por cima dos muros, com ajuda de baldes amarrados em cordas, após notarem que os seis cães não recebiam cuidados do responsável por mais de dez dias.

“O estado da cadela Esperança era bem crítico e os rins dela não funcionavam mais, ela estava totalmente debilitada. Os outros cães estavam bem magros, mas conseguiram sobreviver e se recuperam bem. O responsável pelos animais tem uma empresa de aluguel de cachorros, era obrigação dele ter tratado adequadamente”, disse. Os cinco cães foram resgatados no dia seguinte com o apoio do Departamento de Proteção Animal da Prefeitura e da Polícia Militar.

Um dos câes resgatados após denúncia dos moradores do bairro Santa Maria (Foto: ONG Cão Ajuda/Divulgação)
Um dos câes resgatados após denúncia no bairro Santa Maria (Foto: ONG Cão Ajuda/Divulgação)

Espancamento
No dia de 17 de fevereiro, um homem de 37 anos foi detido acusado de espancar o próprio cão. Agentes do Departamento de Defesa e Controle Animal da Prefeitura e a Policia Militar foram até o local, no bairro Vila Nery, e encontraram o cachorro debilitado e com vários ferimentos pelo corpo. O animal foi apreendido e encaminhado para o posto de zoonoses da cidade.

Os fiscais e a polícia chegaram ao local após denúncia anônima. Segundo uma testemunha, o animal caiu e o proprietário tentou arrastá-lo de forma cruel. O cachorro foi enforcado e espancado com chutes.

Após a constatação das agressões, os fiscais solicitaram a prisão do dono do cão e a PM formalizou um boletim de ocorrência de maus-tratos.

Cão é encontrado debilitado e com dificuldades para levantar (Foto:  Divulgação/Prefeitura de São Carlos)
Cão é encontrado debilitado e com dificuldades para levantar (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Carlos)


Fonte: G1 - Publicado neste site em 02/04/2013

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui