Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 13 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Prótese Animal

 

Um campo que começa a ser explorado.

A Prótese Animal é um assunto relativamente novo mas que está se expandindo a cada dia.

Eduardo Ribeiro Filetti, veterinário a oito anos, diz que na sua clínica, em Santos, aparecem em torno de dez casos de problemas dentários em animais semanalmente. Destes dez, em pelo menos três é necessário fazer prótese. 'Não sei se é porque pouca gente faz, mas a procura é muito boa', declara Eduardo Filetti, que vem realizando palestras sobre Prótese Animal por todo o Brasil (ele estará palestrando na III Jornada TPD).
José Alberto Rossi, presidente da Federação Nacional dos Médicos Veterinários – FENAMEV – informa um registro de ocorrências em Florianópolis e Região, relativamente freqüente em pequenos animais, principalmente cães. Ele diz que os casos mais comuns são originários de acidentes, como quando o animal mastiga objetos estranhos, fraturando caninos ou pré-molares.

Tanto Filetti quanto Rossi dizem que o veterinário é o profissional mais adequado para tratar dos problemas dentários em animais, porque eles é que têm todas as condições para imobilizar o animal para a anestesia geral e a própria prática em lidar com eles.

Por outro lado, tivemos conhecimento, através de vários profissionais contatados, de que já existe interesse por parte de alguns cirurgiões-dentistas em 'abraçar' também este campo. No entanto, ao procurarmos autoridades da área odontológica, a fim de obter informações mais precisas, não fomos atendidos.

O assessor de imprensa do CRO-SP, Carlos Pizzaro, disse que o presidente deste Conselho, Emil Adib Razuk, estava impossibilitado de nos atender devido a problemas de saúde. Tampouco soube indicar alguém que pudesse falar a respeito.

Também o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo – CRMV, José Alberto Pereira da Silva, colocou todos os obstáculos 'Prótese Dentária'. Através de sua secretária, disse estar com a agenda lotada de compromissos (por vários dias consecutivos!) e se negou a conceder entrevistas por telefone. Lhe enviamos um oficio com uma série de perguntas, mas ele optou por não responder. Sua única manifestação veio por meio de um FAX, onde cita o disposto no Artigo 5º da Lei nº 5.517 de 23.10.68, onde consta que a Prótese Animal 'é competência exclusiva do exercício profissional do Médico Veterinário', só que não nos enviou cópia desta Lei.

Mas, se existem muitas dúvidas por parte destes profissionais, nós temos a certeza de que o papel do protético dentário é indiscutível. A prótese, mesmo animal, deve – e se for preciso o SPDESP vai brigar por isso – ser confeccionada pelo protético.

Ora, se existe mesmo essa concorrência, ainda que não declarada, entre os veterinários e os CDs, consideramos um bom momento para relembrar do caos da situação dentária da população do nosso país, onde mais de 85% não tem acesso ao tratamento odontológico.

Não está mais do que na hora dos mais de 120 mil profissionais da odontologia tomarem uma atitude para mudar este perfil ? Ou vão continuar esperando que esta atitude parta do poder executivo ?

Prótese Dentária – Órgão Oficial do Sindicato dos Protéticos Dentários do Estado de São Paulo - SPDESP Setembro/Outubro/1994 – Número 102

 


Publicado neste site em 23/02/2009

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui