Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 147 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.

Prefeitura de São Bernardo amplia serviço de esterilização de animais


Antiga reivindicação das associações protetoras de animais, serviço será dobrado, passando para 3 mil cirurgias por ano.

Para minimizar os problemas relacionados ao abandono de animais, a Prefeitura de São Bernardo do Campo irá dobrar o número de esterilizações gratuitas de cães e gatos comunitários. De acordo com o secretário de Saúde, Arthur Chioro, outras medidas também serão adotadas para garantir o bem-estar dos animais e impedir a transmissão de doenças à população.

 A castração de animais abandonados é uma antiga reivindicação das associações protetoras de animais. Em 2010, esse serviço foi iniciado com a contratação de uma clínica veterinária responsável por esses procedimentos. A partir de agora, o número de cirurgias será dobrado, passando de cerca de 1,5 mil para 3 mil esterilizações por ano.

 'A esterilização dos animais abandonados é importante porque é uma situação que pode trazer risco à população devido à transmissão de doenças, além de facilitar a ocorrência de maus-tratos, atropelamentos e outros sofrimentos a esses animais', reforçou o secretário de Saúde. Com o serviço, o município cumpre a lei estadual que estabelece que os municípios façam castrações nos animais abandonados e de população de baixa renda. O CCZ de São Bernardo não recolhe mais animais de rua desde 2002, por ordem do Ministério Público.

 Outra iniciativa importante será a realização de um mutirão na região do pós-balsa, onde há dificuldades para o transporte dos animais até a clínica veterinária responsável pelas castrações. Os profissionais da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses se encarregarão da esterilização desses animais. A Prefeitura e as associações protetoras de animais já estão procurando um local para a realização desse mutirão, que deverá ser realizado ainda em maio ou junho.

Riacho Grande - O distrito do Riacho Grande é uma das regiões da cidade onde o abandono de cães e gatos é mais frequente. Com o objetivo de impedir essa prática, os técnicos do Controle de Zoonoses irão propor uma ação conjunta que envolverá as protetoras de animais, lideranças comunitárias, Guarda Ambiental e Secretaria de Gestão Ambiental.

Essas medidas se juntam ao esforço da Prefeitura no sentido de estimular a posse responsável dos animais. A campanha de conscientização da população será intensificada com a distribuição de material educativo nas escolas e junto a lideranças comunitárias.

Atualmente, as pessoas interessadas em adotar algum animal abrigado no Canil Municipal podem participar das Feiras de Adoção que acontecem uma vez por mês nos parques de São Bernardo ou na Feira Noturna, que é realizada quinzenalmente. Mais informações podem ser obtidas no site www.saobernardo.sp.gov.br/secretarias/ss/caes, que apresenta os dados, características, fotos e até nome de cada bicho disponível para adoção.

Serviço - A guia de autorização para a esterilização deve ser solicitada pelas entidades protetoras de animais ou por líderes comunitários junto à Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, localizada na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1740, no Bairro Rudge Ramos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para a emissão da guia, os interessados devem apresentar comprovante de residência e documento de identidade. A prioridade na esterilização é dada aos chamados animais comunitários, que vivem nas ruas, mas que recebem alimentação e cuidados de alguns moradores dos bairros ou das entidades protetoras.



Fonte: Bom Dia - Publicado neste site em 09/05/2011


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui