Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1728 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Três doenças que os seres humanos podem transmitir aos animais


Uma das teorias mais populares acerca do surgimento do novo Ucoronavírus é a de que este terá evoluído em morcegos até migrar para os humanos, que estiveram em contacto com a saliva do bicho, conforme explica uma reportagem realizada pela revista Galileu. 

Neste caso, e se a tese for confirmada sem qualquer sombra de duvida, a Covid-19 é um exemplo de uma zoonose, doença que é transmitida de animal para humano. O mesmo terá acontecido com o VIH, que foi inicialmente transmitido por chimpanzés para o homem; ou ainda casos de raiva ou de toxoplasmose. 

Contudo, e apesar de pouco comum, a situação contrária também é uma possibilidade. Os seres humanos podem sim transmitir doenças para os animais, conhecidas por zoonoses reversas.

Leia Também: Doenças zoonoses: Sabia que a Sida teve origem nos chimpanzés?

Eis, de acordo com a revista Galileu, os principais problemas de saúde que os humanos podem provocar nos seus animais de estimação:

Micose

A micose que advém de uma infeção fúngica causa comichão intensa e manchas avermelhadas na pele e no couro cabeludo. Já nos animais, pode provocar a perda de pelo. A transmissão ocorre através do contacto direto com o infectado ou partilha de objetos. Adicionalmente é uma 'faca de dois gumes', isto porque os seres humanos podem contagiar os bichos e vice-versa. 

Gripe

Foi no ano de 2009, durante a pandemia de H1N1, que ficou registada a primeira ocorrência letal de transmissão de gripe de humano para gato. O animal em questão sofreu de pneumonia decorrente da infecção viral. Desde então, foi identificado que gatos e cachorros podem contrair a doença, com sintomas parecidos aos de humanos. 

Papeira

Os principais sintomas da papeira incluem febre, dor de cabeça e o inchaço das glândulas salivares no pescoço. A doença pode ser transmitida para cães, que têm sintomas iguais aos humanos, mas que infelizmente não podem ser vacinados.


Fonte: Notícia ao Minuto - Publicado neste site em 27/04/2020



- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui