Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1750 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Imagens adoráveis mostram filhotes do menor gato do mundo

Vídeo no final

Que a natureza é encantadora não existem dúvidas, por isso deveríamos aproveitar o nosso tempo para desfrutar do que ela oferece. Mas, se você gosta de fofura, que tal conhecer o menor gato do mundo? Aliás, existem muitas outras coisas agradáveis para vermos nas florestas, selvas e desertos.

Existem milhões e milhões de espécies de animais, como coalas, lhamas, alpacas, gambás, e os populares cães e gatos. Mas, talvez você não conheça todos eles, como é o caso do gato-ferrugem, considerado o menor do mundo em sua espécie.

Onde vive o menor gato do mundo?

Cientificamente chamado de Prionailurus rubiginosus, o gato-ferrugem é uma espécie selvagem que vive nas florestas do Sri Lanka, na Ásia. Também habita algumas partes da Índia, sendo avistado ainda em Terai e Nepal.

Acontece que a BBB está produzindo a série “Big Cats”, onde o gato-ferrugem foi apresentado. Esse animal é visto com frequência pulando na água e procurando comida.

Ele é considerado o menor gato do mundo, pelo menos entre os selvagens, medindo entre 35 e 48 centímetros de comprimento. Além disso, são animais noturnos, que aparecem poucas vezes durante o dia. Esse animal costuma viver em árvores e cavernas, para evitar predadores maiores.


Um pouco mais sobre o gato-ferrugem
O menor gato do mundo costuma se alimentar de roedores e pássaros. Mas, suas refeições podem ainda incluir lagartos, sapos e insetos pequenos.

Ele apresenta um tamanho pequeno e pelo diferenciado, conquistando muitos olhares encantados. Aliás, essa espécie é descrita como uma versão pequena de um leopardo. Ele tem a cor de ferrugem, com algumas manchas pretas. A cauda desse gato por medir de 15 até 30 centímetros de comprimento.

Ele é considerado o menor gato do mundo, vencendo nesse quesito o gato-bravo-de-pata-negras, segundo colocado do ranking.

Se o gato-ferrugem se enrolar bem, ele cabe tranquilamente na palma da mão de uma pessoa. Tem coisa mais adorável do que isso? Mas, como esse é um animal acostumado a viver na natureza, essa poderia não ser uma boa ideia.


Risco de extinção

Infelizmente o gato-ferrugem aparece na lista de espécies quase ameaçadas, desde 2002. De fato, isso acontece porque as florestas decíduas onde ele vive estão perdendo espaço para o cultivo, além de haver uma perda natural de matas.


Não é só o gato-ferrugem que corre risco de desaparecer, conforme uma pesquisa da ONU, mais de 1 milhão de espécies de plantas e animais estão nessa lista. Assim, a perda do habitat natural, exploração de fontes naturais, mudanças climáticas, a poluição e espécies invasoras são as principais causas.

Considerando desde a década de 1990, houve uma queda de 20% em relação as espécies nativas do planeta. Mas, e quando um animal desaparece, todo um ecossistema é afetado.

Confira este vídeo encantador do menor gato do mundo:



Fonte: Socientifica - Publicado neste site em 10/05/2020


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui