Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1756 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Seu gato faz coisas estranhas com a caixa de areia?


Se tem um objeto que caracteriza os gatos, ele é a caixinha de areia, que está para os bichanos o que o ossinho está para os cachorros. Ou seja, é praticamente impossível dissociar o gato deste item higiênico e indispensável no ambiente doméstico.

Cada pai e mãe de gato sabe muito bem que seus filhos de quatro patas aprendem sem dificuldades utilizar a caixa de areia. Assim como já perceberam que a maioria dos bichinhos não é tão afeito de somente fazer o uso indicado para uma caixinha dessas, e que eles acabam aproveitando o espaço para fazer coisas coisas, digamos, bem estranhas peculiares…

Nós contamos abaixo alguns desses comportamentos usuais dos felinos só para você ficar mais tranquilo, caso o seu pet esteja aprontando as mesmas coisas. Apesar de algumas situações serem cômicas e outras te deixarem um tantinho inconformado, saiba que os costumes abaixo não são exclusividade do seu pet, mas, sim, estripulias comuns entre a espécie.

Dormir na caixa de areia

Você comprou uma caminha super legal para o seu peludinho e ainda fez questão de separar um cobertorzinho bem quentinho pra ele, mas o danado do gato pouco ligou para a novidade e o seu cuidado e foi pego cochilando na caixa de areia.

Realmente é inevitável a sensação de frustração, mas releve. Acontece mesmo dos gatos, por vezes, se aconchegarem no granulado da areia para uma soneca. Mas isso, claro, só se ela estiver bem limpinha. Caso contrário, isso realmente merece uma atenção maior, pois todos sabemos o quanto os gatos amam higiene, não é mesmo?

Fazer xixi no lugar errado

Se a instrução para o pet foi “faça xixi na caixa de areia” não daria nem pra brigar com ele, caso a urina fosse despejada nas laterais do objeto.

E não se trata de entender a instrução de maneira literal, vai ver o bichano só não está com a caixa de areia ideal para seu tamanho ou está demonstrando que algo por ali lhe incomoda. Nesses casos, uma caixinha de areia em formato de casinha é uma excelente pedida para que o xixi fique todo na areia e facilite a posterior limpeza. Lembre-se sempre: se você tiver mais de um gato em casa, a ordem é: tenha uma caixa além do número de pets.

Se esfregar na caixinha

Não se deixe enganar. Caso o seu querido companheiro fique esfregando o rosto, corpo e cauda na nova caixinha de areia, não significa necessariamente que ele está “in love” com o presente.

Pode até ser que ele tenha gostado muito, mas como a gente já contou, os felinos fazem isso para marcar território e mostrar a quem interessar que a partir de agora aquele item tem dono. A cada “carinho”, o gato libera substâncias denominadas feromônios, que deixam pessoas, objetos ou outros pets “marcados”, então, quando ele faz isso com a caixa, só está querendo dizer a todos que aquilo é dele e de mais ninguém.

Número 1 num lugar, número 2 em outro

É fundamental que cada gato tenha seu próprio “banheiro”, e se puder ter em casa mais de uma caixa para cada gatinho, melhor. Isso ajuda bastante, por exemplo, os gatos mais idosos ou aqueles com dificuldade em locomoção na hora do aperto.

Aqueles que oferecem mais de uma possibilidade de alívio das necessidades ao seu peludinho acabam reparando que muitos preferem fazer o número 1 em uma caixinha, enquanto o outro acessório fica exclusivo para o número 2. O motivo? Os gatos ainda não nos revelaram esse mistério, infelizmente.

Saindo em disparada

Por mais de uma vez, você viu o seu bichano fazer suas necessidades e sair em disparada, como se estivesse fugindo de um grande perigo?

Se você ficou sem entender o motivo de tanto desespero, há uma possível razão para tal atitude. Lembre-se que o animal tem seus instintos e provavelmente ele age dessa maneira para manter seus dejetos afastados do local onde permanece por mais tempo, assim não deixa rastros para possíveis predadores e de quebra ainda mantém doenças longe da sua colônia. É ou não é pra morrer de orgulho


Fonte: Circuito Mato Grosso - Publicado neste site em 18/05/2020

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui