Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 347 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Dia 4 Outubro, dia de todos os animais!

Por: Médico veterinário: Joaquim Henriques 

Desde 1931 que se celebra em todo o Mundo, no dia 4 de Outubro o Dia do Animal. Sendo o dia mundial do animal, não pode deixar de ser também, embora muitas vezes passe despercebido, o dia do Médico Veterinário. É o dia da celebração dos animais e de todos os que se preocupam com eles! Uma festa sem nacionalidade, raça, credo ou ideologia política. 

No nosso país costumam organizar-se vários eventos de divulgação e sensibilização e muitas associações de defesa dos animais organizam sessões de adopção de animais abandonados. 

Mas o dia do animal não deve ficar só pelo dia 4 de Outubro. Atrevo-me a dizer que o animal não tem “um dia”, mas “uma vida”. Sendo assim, é nosso dever como responsáveis diretos pelos nossos animais e pelo respeito e carinho que todos os restantes merecem esforçarmo-nos para que eles tenham uma vida melhor. Como podemos ajudar? Vamo-nos focar nos cães e gatos que são aqueles que mais nos estão próximos; 

1) Olhar cada animal como um semelhante 

Os cães e gatos são seres com fisiologia muito semelhante à nossa. Têm um sistema nervoso complexo e desenvolvido. Consequentemente, têm emoções, sofrem dor e são capazes de estabelecer relações afectivas e de dependência. Cães e gatos são membros da família! NÃO ABANDONE! NÃO MALTRATE! 

Os animais de raça podem ter determinadas características que os podem tornar mais desejáveis como companhia. Mas garanto-lhe que os “rafeiros” podem constituir verdadeiras surpresas. Antes de pensar em comprar um animal, visite as associações protectoras ou os canis municipais. De certeza que lá encontrará um amigo para a vida! 

2) Cuidar do seu animal 

Pense bem antes de integrar um cão ou um gato na sua vida. Os animais têm necessidades próprias e comportamentos de espécie. Não são pequenos “seres humanos”. Reúne todas as condições para lhes proporcionar uma vida feliz? Alimentação correta, o ideal deverá ser a indicada em função da raça e idade, cuidados de saúde (vacinas, esterilização, etc), tempo para o acariciar, passear, escovar, brincar? Todos os cães e gatos, mais cedo ou mais tarde, como os humanos, envelhecem, desenvolvem doenças e vão precisar de alimentação e cuidados de saúde adequados. Contemple esse aspecto e as despesas associadas quando ponderar integrar um “quatro patas” na sua família. 

São pequenos grandes gestos, como estes que nos tornam seres melhores. 

- “Propagar o amor pelos animais e assegurar-lhes a protecção devida é uma obra de justiça que dignifica e merece todo o incitamento” – Clemenceau


Fonte: Diário On-line - Publicado neste site em 04/10/2011


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui