Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 708 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Tecnologia para o universo dos bichos de estimação invade o mercado e tem até jogos para gatos

CAMILA TURTELLI

O ratinho de borracha evoluiu. Agora, ele também aparece em uma versão virtual na tela dos tablets e dos telefones mais moderninhos. A carteira de vacinação dos cachorros e gatos acompanharam esta escalada de desenvolvimento tecnológico. Foram reconfiguradas em aplicativos para estarem sempre à mão dos donos, programados para avisar em alto e bom som quando chega a hora de repetir a dose.

“Game For Cats” é um exemplo de jogos que estão sendo criados para os próprios pets se divertirem. O aplicativo, desenvolvido por um fabricante de ração, pode ser instalado em iPads e tablets com a tecnologia Android. A ideia é aguçar o instito caçador do felino, estimulando o animal a perseguir um ponto de luz na tela. Quando o gato consegue “pegar” o ponto, um barulho recompensa a captura. Há também a opção de jogar em dupla: você contra o seu gato.
 
A reportagem testou o “JitterBug”, um jogo que segue o mesmo princípio, em sua versão para telefone e tablet com alguns gatos e verificou que a reação e a promessa de atrair a atenção do bichano varia muito de um animal para o outro: alguns não deram a menor atenção à tecnologia, já outros ficaram visivelmente estimulados pelo jogo e entraram na brincadeira.
 
Na seção aplicativos feitos para diversão existem muitas outras opções pensadas para o universo pet, como o “Dog Translator” que é um aplicativo gratuito para iPhone, iPod Touch ou iPad feito para traduzir o latido do cachorro, só que para o inglês. Mas é claro que isso é apenas uma brincadeira, não há uma tradução verdadeira. 

Há também uma série de programas que prometem funcionar como apitos para cachorros e gatos – conhecidos também como apito de Galton – que emitem sons em frequências inaudíveis aos humanos, mas que podem causar reações de repulsa ou atração nos animais. Novamente, a reportagem testou o aplicativo e teve diferentes resultados.
 
Para facilitar/ No quesito utilidade, é possível encontrar programas que ajudam a organizar a vida dos bichanos, como o “Pet Master Pro”. O programa arquiva dados sobre a carteira de vacinação do seu animal, peso, visitas ao veterinário, calendário de banho, vermifugação e outros. Porém, o aplicativo é todo no idioma inglês.
 
Feito para norte-americanos, o programa “Off-Leash” usa o sistema de localização por satélite para indicar qual é o parque de cachorros, onde os peludos podem correr sem coleira, mais próximo de você. 

Usando a mesma tecnologia, conhecida como geolocalização, vale citar a ação de marketing feita por uma empresa de ração alemã, a GranataPet, que espalhou pelo país cartazes com um dispenser de ração que, cada vez que um proprietário fazia um check in no site Foursquare (que localiza onde você está pelo telefone), uma porção de ração era liberada por um servidor.
 
Existem também os aplicativos do tipo manuais, que trazem desde informações sobre raças e características até lista de truques, com dicas sobre como adestrar o pet. Neste estilo, há o “iKnow Dogs” com uma lista completa de raças de cachorros reconhecidas pelo AKC (American Kennel Club) e FCI (Fédération Cynologique Internationale) e um quiz onde você tem que adivinhar qual é a raça de determinado cachorro.
 
Este é um mercado que tende a crescer proporcionalmente à grande ascenção da economia pet. Embora não haja ainda uma grande oferta de programas no idioma português, é possível, para quem tem os aparelhos, se divertir com eles. 

Para quem não tem, a internet oferece uma série de sites que simulam algumas destas atividades, entre outras, como a Social Pet (www.social-pet.com), uma rede social feita para o seu amigo de quatro patas. 

Também nos videogames
O jogo Wii Fit Plus, para Wii, traz uma opção para pets, onde eles podem ser pesados e ganham um avatar próprio

17 mil vezes a página do Game For Cats (gamesforcats.com)já  foi ‘curtida’ no Facebook

Pet como tema é sucesso
O aplicativo Talking Tom Cat virou um sucesso do gênero. Ele é um felino virtual que repete o que você diz com uma voz engraçada. Você também pode interagir através do touchscreen, fazendo carinho suavemente com o dedo sobre a tela.


Fonte: Bom Dia - Publicado neste site em 07/07/2012


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui