Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 731 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Manifestantes se mobilizam na Afonso Pena contra maus tratos aos animais
  

A organização não governamental Abrigo dos Bichos reuniu defensores de ações contra os maus tratos aos animais na manhã deste sábado, na esquina da avenida Afonso Pena com rua 14 de Julho para uma manifestação.

De acordo com Paloma Santos, organizadora do protesto, a Prefeitura de Campo Grande está sendo omissa na discussão sobre os maus tratos contra os animais. “Está havendo um jogo de empurra por parte deles. Eles deveriam propor ações que preservassem a vida dos animais e não colaborar com a morte deles”, declara.

Segundo a organizadora, diariamente, cerca de 300 cães sofrem eutanásia, somente no Centro de Controle de Zoonozes – CCZ, da Capital. “O Scooby é a bandeira para essa luta contra a morte indiscriminada de cachorros”, disse Paloma se referindo ao decreto do senado federal, nº 51.838 de 14 de março de 1963, que condena todos os animais com Leishmaniose Visceral Canina a serem eutanasiados, e a uma portaria interministerial, nº 1.426 de 11 de julho de 2008, que proíbe o tratamento de cães com a doença com produtos de uso humano ou não registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Vítima de maus tratos, Scooby foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande e agora está sob a ameaça de ser vítima da política de abate sanitário por ser portados da leishmaniose.

O caso foi alvo da atenção de milhares de pessoas nesta semana no Facebook, reunindo 16.400 assinaturas em uma petição pública pela sua vida. O animal foi arrastado por 4 quilômetros pelos seus tutores, amarrado a uma moto, e abandonado no CCZ com muitos ferimentos.

Levados à delegacia, os dois tutores foram indiciados por maus-tratos, além de serem multados em R$ 6 mil pela Polícia Militar Ambiental (PMA) por crime ambiental. Alegaram ter levado o animal ao CCZ depois de terem descoberto que ele era portador de leishmaniose.

Derrubada da lei

A ONG Abrigo dos Bicho está apoiando uma Ação Civil Pública na 1ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul para derrubar a eutanásia de cachorros com suspeita de leishmaniose. Conforme Paloma, uma equipe de advogados está analisando o caso. Uma campanha está sendo organizada pelas redes sociais, para a coleta de 100.000 assinaturas.

OMS

Em sua recente revisão sistemática a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a eutanásia como forma de controle da doença, e sugere que o combate ao vetor e a vacinação de animais seriam mais eficazes.

No dia 11 de Julho de 2012, a ONG Abrigo dos Bichos protocolou uma petição no CCZ de Campo Grande com mais de oito mil assinaturas pedindo que a vida de Scooby seja salva. A entidade também pediu a guarda de Scooby.


Fonte: MidiaMax News - Publicado neste site em 22/07/2012


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui