Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1077 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Um cão reconhece a outro cão em uma fotografia?

Cao

O cão é, dentro dos mamíferos, a espécie com a maior variabilidade fenotípica. Devido à seleção humana, as ao redor de 400 raças conhecidas podem mostrar variações físicas extremas, o que nos leva à pergunta “um cão qualquer seria capaz de entender outro cão qualquer -seja da raça que for- como de sua própria espécie?”

Os cães são capazes de distinguir a cara de outro cão da cara de qualquer outro animal doméstico ou selvagem. E ademais, o consideram dentro da categoria mental de “pertencer a seu mesmo grupo”, segundo um estudo que acaba de publicar revista Animal Cognition.

Na maioria de interações sociais, qualquer animal tem que determinar se o outro animal pertence a sua própria espécie. Esta percepção pode ser visual e podem envolver vários processos cognitivos tais como a discriminação e categorização. 
A categorização perceptual é provável que se dê nas espécies que se caracterizam por uma grande diversidade física.

No caso dos cães domésticos (Canis familiaris), que possuem uma maior variedade morfológica, Dominique Autier-Dérian e seus colegas da Escola Nacional de Veterinária de Lyon (França), têm demonstrado que isto não lhes supõe nenhuma dificuldade à hora de reconhecer-se uns a outros através de fotografias mostradas em uma tela. Dito de outro modo, seus cérebros são capazes de criar uma categoria visual de caras “de cães”.

Como se realizou o estudo?

Treinaram-se nove cães mediante condicionamento instrumental com clicker e recompensa de comida para eleger uma imagem que implicaria o prêmio a partir de duas imagens que se mostram nas telas de computador. A etapa de generalização consistiu na apresentação de uma ampla mostra de imagens de duas cabeças de cães de diferentes raças e cruzes com os de outras espécies de mamíferos, incluídos os seres humanos (ao todo 144 pares de imagens).

Na seguinte fase procedeu-se à generalização. A cada um dos nove cães foi capaz de agrupar todas as imagens de outros cães de diferentes raças dentro da mesma categoria. Assim, fica demonstrado que os cães têm a capacidade de discriminação de sua espécie apesar da grande variabilidade fenotípica, baseando-se somente nas imagens visuais da cabeça


Fonte: Bulhufas - Publicado neste site em 12/03/2013


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui