Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1133 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Polícia Civil investiga matança de 16 cães e um gato em Morro Agudo, SP

Veterinário suspeita que animais tenham sido envenenados com chumbinho.
Seis cachorros chegaram a ser contaminados, mas sobreviveram.

A Polícia Civil investiga a morte de ao menos 16 cães e de um gato em Morro Agudo (SP) na quinta-feira (4). Para o veterinário que prestou atendimento aos animais, Daniel Benedetti, a principal suspeita é de que eles tenham sido envenenados com um raticida clandestino conhecido como “chumbinho”. Outros seis cachorros foram recolhidos após passarem mal, mas foram medicados e sobreviveram.

Os animais foram encontrados mortos na manhã desta quinta, quando Décio Poiano, presidente da Associação Protetora dos Animais de Morro Agudo (Apama) registrou boletim de ocorrência. “Nos deixa muito revoltados saber que existem pessoas que têm coragem de ter uma atitude dessas. Queremos que isso não volte a acontecer e que os culpados sejam encontrados”, afirmou.

Para Benedetti, que prestou socorro aos animais envenenados, ainda não é possível identificar a substância ingerida pelos cães e gatos, mas a principal hipótese é de que eles tenham consumido chumbinho – produto de venda ilegal sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ao comerem carne contaminada jogada em vias públicas. “Achamos que seja chumbinho pelo estrago que fez, mas não é confirmado ainda”, disse Benedetti. Segundo ele, o veneno provoca hemorragia e parada cardiorrespiratória nos animais tão logo sejam infectados. “É coisa de segundos”, afirmou.

De acordo com o delegado que investiga o extermínio, João Baptistussi Neto, não foram identificados suspeitos para a matança, nem confirmado o tipo de veneno usado. “Não temos notícia de pessoa que tenha sido atacada por cachorro de rua que queria vingança”, disse. Nos próximos dias, testemunhas serão ouvidas para mais esclarecimentos, segundo Neto. “É um fato novo aqui na cidade. Não registramos nenhuma ocorrência desse tipo no passado.”

A Polícia Civil também solicitou que amostras dos animais sejam coletadas e enviadas para exame no Instituto de Criminalística (IC).

Dos cães envenenados, apenas seis sobreviveram, segundo veterinário (Foto: Carlos Trinca/EPTV)

Dos cães envenenados, apenas seis sobreviveram, segundo veterinário (Foto: Carlos Trinca/EPTV)


Fonte: G1 - Publicado neste site em 19/04/2013

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui