Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1179 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Período chuvoso é propício para gripes em cães e gatos

Gripe em animais pode até causar doenças infecciosas graves.
Espirro, tosse e secreção nos olhos e nariz são alguns sintomas.

Assim como os humanos, os bichos também sofrem de gripe. E se não for tratada a tempo, a gripe em animais como cães e gatos pode até causar doenças infecciosas graves, como pneumonia, por exemplo.

Os cuidados com os animais de estimação devem ser redobrados nesse período de chuvas.

O pequeno stark da raça maltês de dois meses, não pára em casa. Nem parece que o cãozinho está se recuperando de uma gripe. “Ele começou a espirrar. Aí ficou com uma respiração mais ofegante e apareceu uma secreção”, explicou a advogada Caroline Aguiar.

Cães e gatos podem ficar gripados, principalmente, no período chuvoso.

O veterinário Vicente Férrer explica que as gripes são contagiosas, mas a transmissão só ocorre entre os animais. O homem não pega a gripe do gato nem do cachorro.

“A gripe do cão não passa para o gato ou vice-versa e muito menos é constituída como uma zoonose, ou seja, não tem transmissão para o homem”, disse.

Os sintomas da gripe são parecidos em cães e gatos. Espirro, tosse e secreção nos olhos e nariz. O tratamento tem que ser feito logo para evitar a doença se agravar.

“São doenças que deixam o organismo fragilizado, a resistência orgânica cai bastante e aí pode complicar com um quadro de infecção respiratória secundária e talvez até chegar a óbito”, explicou. 

O veterinário recomenda a vacina, melhor forma de proteger o animal de estimação da gripe.


Fonte: G1 - Publicado neste site em 23/05/2013



- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui