Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 129 - #3
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet

Semana do Cão Guia acontece em Balneário 

De 25 a 30 de abril acontecerá a segunda edição da Semana do Cão Guia, uma iniciativa do grupo de voluntários da Escola Helen Keller, entidade sem fins lucrativos localizada em Balneário Camboriú, e a primeira escola da América Latina ligada à Federação Internacional de Cão Guia. 

O principal destaque das atividades será o trabalho de conscientização junto aos estudantes e à comunidade de Balneário Camboriú. O objetivo é levar informações de especialistas da Helen Keller para que as pessoas entendam a fundamental importância do cão guia para a vida do deficiente visual e para a sociedade como um todo. 

Conforme a Lei Federal nº 11.126, de 27 de junho de 2005 e decreto 5.904 de 21 de setembro de 2006, em vigor, é assegurado ao portador de deficiência visual acompanhado de um cão guia - e de cão em fase de socialização ou treinamento em companhia de seu treinador, instrutor ou acompanhantes habilitados, o acesso em qualquer estabelecimento público e privado de uso coletivo, inclusive em meios de transporte interestadual e internacional com origem no território brasileiro. 

E a empresa que proibir o acesso, conforme os requisitos abordados na lei e decreto, pode arcar com multa ou até ser interditada, e é considerado um ato sério de discriminação. 

'Mas ainda há pessoas que não têm conhecimento dessa lei. Os cães são os olhos dessas pessoas e é através desses guias que os deficientes visuais podem se locomover e viver com muito mais qualidade, por isso, é nosso dever permitir essa liberdade de acesso', diz o presidente da Hellen Keller, João Nirto Diel. 

Além de palestras nas escolas municipais e da ação de divulgação no Atlântico Shopping (aberta ao público), haverá também palestra aos policiais militares. A intenção, segundo os voluntários, é levar informações aos responsáveis pela segurança para cada vez mais coibir atos de discriminação com os deficientes visuais, treinadores e socializadores. 

Pedágio 
Dentro da semana de Cão Guia, no sábado (30), das 9h às 17h, os voluntários realizarão pedágio no centro de Balneário Camboriú, na Avenida Brasil esquina com o calçadão da Avenida Central, para angariar fundos à entidade. 


Hoje, são mais de mil deficientes visuais na lista de espera da escola para obter um cão guia. O processo de treinamento e a adaptação com o futuro dono é complexo e leva em torno de 2 anos. Além disso, toda a verba para a realização desse trabalho é obtida através da ajuda das pessoas e empresas.

Fonte: Tribuna Catarinense - Publicado neste site em 22/04/2011

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui