Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1444 - #3
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet
Atenção para os riscos da leishmaniose

E mais: a programação dos Ternos de Reis na Ilha.

Atenção para os riscos da leishmaniose Maria Paula/Portal Pets/Divulgação
Mosquito-palha é o transmissor do protozoário Leishmania chagasi, causador da doença.

A leishmaniose é uma doença que ataca homens e animais, especialmente os cães, e pode se apresentar de forma muito variada. Nos humanos, com feridas que normalmente não doem e lesões na mucosa do nariz e da boca que podem ocasionar graves deformações. Nos cães, na forma visceral, ataca o fígado, baço e medula óssea e pode ser fatal se não tratada. Em 2010 ocorreu um surto de leishmaniose visceral canina na região da Lagoa da Conceição. É causada por um protozoário da espécie Leishmania chagasi, transmitido aos animais e ao homem através da picada do flebótomo, também chamado de mosquito-palha. Apesar da doença canina não ter cura, é possível chegar ao diagnóstico e tratar, mas o melhor é prevenir, com a aplicação da vacina e o uso da coleira que contém substâncias que repelem o mosquito. Se você tem ferida que não dói e que não cura, procure o serviço de saúde para investigar a causa. Cães de rua devem ser recolhidos e castrados. Deixe limpo o ambiente em volta de sua casa. Isso diminui a possibilidade de contato com o inseto que transmite o protozoário causador da leishmaniose.


A importância da pesquisa científica

Uma tese de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina, defendida pela epidemiologista Mariel Marlow, sob orientação do Professor Mário Steindel, avançou na compreensãoda leishmaniose em Santa Catarina e traz ferramentas práticas que podem ajudar a controlar o avanço da doença. 
O estudo faz um retrato da doença e identifica um aumento da incidência da leishmaniose em Santa Catarina, com novos casos predominantemente urbanos, a maioria com origem dentro do Estado.


Programação dos Ternos de Reis na Ilha de Santa Catarina

Como prometi, aqui está a programação das apresentações dos Ternos de Reis na Ilha de Santa Catarina. Hoje, às 20h, o Terno de Reis Serenata de Natal se apresenta no Campeche; de 3 a 5 de janeiro, a partir das 19h, o Terno de Reis Alegria de Viver se apresenta nas imediações da E. B. Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul. Nesse mesmo local, no dia 3, às 21h, será a vez do Terno de Reis Grupo EIRA/Pantanal fazer o seu show. No dia 5, domingo, às 19h30min, o Terno de Reis Estrela da Alegria se apresenta nas imediações da Igreja Matriz do Saco dos Limões. No dia 6, oito grupos da Capital participam do 17º Encontro de Terno de Reis, que será no Largo da Catedral ou, em caso de chuva, na Catedral Metropolitana. No final, haverá um cortejo até o presépio da Praça XV de Novembro para o canto de despedida — será a última oportunidade para apreciar a instalação feita pelo artista Jone Cezar de Araújo, que começa a ser desmontada a partir dessa data.


Fonte - Diário Catarinense - Publicado neste site em 16/01/2014

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui