Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1657 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Castração de cachorro faz mal ou é indicado?



Médicos veterinários são unânimes em afirmar sobre a importância da castração de cachorro. Deixar de realizar a cirurgia no animal pode desencadear doenças no aparelho reprodutor por conta dos hormônios, como o câncer de mama e útero e também o de próstata.

Mas não é esse o único benefício da castração de cachorros: ela evita que as fêmeas fiquem prenhas e que ajudem no aumento do número de animais abandonados nas ruas. Ainda assim, acredite: alguns tutores acreditam que a castração é uma maldade ao animal.

Para acabar com isso de uma vez por todas, confira algumas perguntas que serão respondidas.

Com quantos anos o animal deve ser castrado?

O ideal é que a castração de cachorro aconteça com o pet ainda filhote, logo após o término das vacinas. Em geral, isso acontece por volta dos seis meses de vida. É a idade ideal, já que não existem altos níveis de hormônios e é possível evitar o câncer.

Ainda assim, cães adultos e idosos também podem se beneficiar da castração.

Quais as doenças que podem surgir?

A castração não elimina totalmente o risco de doenças, mas reduz em mais de 90% a chance de desenvolver doenças ligadas aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, e a piometra, uma grave infecção bacteriana no útero. Além disso, as cadelas ficam livres das complicações das gestações e tendem a viver mais tempo.

A cirurgia de castração de cachorro é arriscada?

Toda cirurgia envolve algum risco. No entanto, a cirurgia de castração é considerada simples e rápida. O ideal é levar o pet a um veterinário de confiança e seguir todas as orientações da clínica.

Também é importante realizar todos os exames antes da cirurgia para saber se o animal poderá ser operado.

Como é a recuperação?

A recuperação do animal após a castração costuma ser bastante tranquila. Os machos costumam receber alta no mesmo dia da intervenção. Já as fêmeas podem ficar em observação por 24 horas para evitar dores e sangramentos.

Nos sete dias seguintes à cirurgia, é importante o uso de anti-inflamatório, observando sempre se o animal coça ou morde as incisões. De preferência, utilize roupas cirúrgicas para proteger o animal após a castração de cachorro.


Fonte: RicMais R7 - Publicado neste site em 12/02/2020


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui