Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1690 - #3
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet
Cientistas encontram a música perfeita para acalmar gatos

Assista ao vídeo explicativo no site Zap aeiou

Levar o seu gato ao veterinário pode ser uma experiência estressante – tanto para o dono como para o animal. No entanto, um novo estudo mostrou que há uma música perfeita para o acalmar.

A utilização de música tem tornado-se cada vez mais popular na medicina humana, com estudos a mostrar que há uma leque de benefícios, desde melhorar a função motora e cognitiva em pacientes com AVC até reduzir a ansiedade associada a exames médicos, procedimentos de diagnóstico e cirurgia.

Os benefícios da música também estão a ser investigados em gatos e outros animais. Estudos anteriores indicaram que os gatos sob anestesia geral permanecem fisiologicamente sensíveis à música. Além disso, os animais parecem estar num estado mais relaxado quando ouvem música clássica, em comparação com o pop e o heavy metal.

Num estudo mais recente, publicado este mês na revista científica Journal of Feline Medicine and Surgery, investigadores da Louisiana State University, nos Estados Unidos, exploraram os efeitos calmantes de uma música composta especificamente para gatos.

As peças musicais consideradas agradáveis ao ouvido humano geralmente têm uma batida semelhante à frequência de pulso em repouso humano e contêm frequências do alcance vocal humano. Esse princípio foi estendido à música específica para gatos, composta de linhas baseadas em vocalizações felinas, como sons de ronronar e amamentar, e frequências semelhantes à faixa vocal felina, que é duas oitavas mais alta do que para os humanos.

De acordo com um comunicado divulgado pelo EurekAlert, para avaliar os efeitos da música específica para gatos, 20 gatos de estimação ouviram 20 minutos desta música para gatos, 20 minutos de música clássica ou não ouviram nenhuma música em ordem aleatória em cada um dos três exames físicos na clínica veterinária, com duas semanas de intervalo.

A contagem de stress dos gatos foi feita com base no comportamento e postura corporal e nas reações dos gatos e foi atribuída a partir de gravações em vídeo dos exames. A proporção de neutrófilos e linfócitos em amostras de sangue também foi medida para procurar uma resposta fisiológica ao stresse.

O estudo constatou que os gatos pareciam estar menos stressados durante o exame quando ouviam a música específica do gato, em comparação com a música clássica e o silêncio.

Por outro lado, esse efeito não se refletiu na proporção neutrófilos e linfócitos. Os investigadores sugerem que 20 minutos podem não ter sido suficientemente longos para permitir que a música afetasse essa medida.

Ao diminuir os níveis de stress, os cientistas concluem que a música específica para gatos pode não apenas ter benefícios em termos de bem-estar do gato. Os seus donos podem sentri-se seguros de que o seu gato terá uma visita mais confortável e a equipa veterinária poderá avaliar os seus pacientes felinos com mais precisão.


Fonte: ZAP.aeiou - Publicado neste site em 06/03/2020

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui