Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1705 - #3
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet
Gato na Bélgica é primeiro felino a testar positivo para coronavírus


Um gato na Bélgica foi o primeiro felino conhecido a contrair a doença infecciosa do coronavírus. Autoridades da saúde acreditam que o gato contraiu o Sars-Cov-2 (COVID-19) de seu dono, visto que ele apresentou os sintomas cerca de uma semana antes do animal.

O gato é da região de Liège, onde um teste para coronavírus deu positivo após ele apresentar os sintomas típicos da doença e intrigando as autoridades. A informação veio da revista belga Brussels Times.

Gato com coronavírus

Segundo o professor Steven Van Gucht, professor de doutorado na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Ghent, o felino estava com diarreia, vomitando e principalmente com dificuldades respiratórias.

Então os pesquisadores fizeram o teste em suas fezes e foi descoberto que havia o vírus em seu organismo.

Mas segundo Van Gucht esse é um caso isolado e que o risco de transmissão de animal para humano ou vice e versa é muito pequeno.

Não há outros relatos de gatos com coronavírus pelo mundo. O único outro animal que testou positivo para o vírus mortal foi um cachorro da cidade de Hong Kong na China. O cão havia testado positivo, ficou de quarentena mas acabou morrendo a cerca de duas semanas.

Quem morrer de coronavírus no Brasil não deve ter velório, funeral e autópsia.

Ele voltou para casa e morreu dois dias depois. Mas os exames atestaram um fraco positivo para o cãozinho, que também pode ter pego o vírus de seu dono.

Mas a morte neste caso pode não ter ligação com o vírus segundo os veterinários. O que pode ter causado sua morte foi o estresse e ansiedade por ter ficado de quarentena longe de sua família.

OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que não há evidências de que um cachorro, gato ou qualquer outro animal de estimação possa transmitir o COVID-19 à seres humanos.


Fonte: ARazão - Publicado neste site em 30/03/2020


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui