Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1757 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Seu cachorro pode obedecer melhor a um robô do que a você mesmo

Cão atende a comando de robô durante experimento realizado nos EUA
Imagem: Social Robotics Lab/Yale University

Faça um teste: se o seu cachorro obedece aos seus comandos, grave um áudio com uma ordem e deixe-o ouvir. Muito provavelmente, seu cãozinho irá ignorar completamente a gravação, mesmo tendo a sua voz. Mas será que os cães obedecem ordens de robôs? 

Uma pesquisa feita por cientistas do Laboratório de Robótica Social da Universidade de Yale, nos EUA, aponta que sim, dependendo do robô.

No experimento, 34 cachorros tiveram de responder a comandos dados por uma caixa de som ou pelo robô humanoide Nao, da SoftBank Robotics. Na mesma sala, também ficaram um pesquisador e o cuidador do cão.

Parte dos cachorros teve de responder ao robô e outra parte à caixa de som. O comando dado foi simplesmente dizer o nome do cãozinho. Depois, tanto o Nao quanto a caixa de som conversaram um pouco com o cuidador do animal e, em seguida, o pet recebeu uma guloseima e a ordem de se sentar. 

O experimento mostrou que os cães prestaram mais atenção no robô do que na caixa de som. No total, 60% das vezes que o robô deu uma ordem, os cachorros obedeceram, mesmo confusos, contra 20% da caixa de som. 

A ideia da pesquisa era apenas mostrar se os cachorros responderiam de alguma forma a robôs sociais. Os pesquisadores não quiseram ver quais fatores influenciaram nisso. Também não está claro a que os cães responderam.

A pesquisadora Meiying Qin, que liderou o estudo, acredita que os cães percebem o robô como um agente, já que tem um corpo e é capaz de interagir de maneira visual e sonora. Pode ser que o fato de o robô ser humanoide tenha ajudado nessa interação com os cães. 

O próximo passo da pesquisa é descobrir mais detalhes dessa relação entre animais e robôs sociais. Isso pode ser útil até para entender como essas máquinas podem afetar o comportamento de humanos.




Fonte: Uol Tilt - Publicado neste site em 20/05/2020

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui