Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1763 - #3
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet
Por que os cães têm o costume de uivar?


O uivo é um som geralmente associado ao lobo e caracterizado por tons médios-altos, contínuos e com uma frequência oscilante semelhante à de uma sirene. Mesmo os cães, embora com menos frequência do que os lobos, usam esse método de comunicação, mas porque o cachorro uiva?

O significado de um uivo pode variar dependendo do contexto e das circunstâncias que o desencadeiam.

A origem do uivo do cão: de onde vem o som do lobo?

Alguns cães uivam em busca de contato, para lançar um apelo, especialmente em situações de solidão. De fato, não é por acaso que os cães uivam acima de tudo quando são deixados sozinhos. Essa é a maneira de expressar o desejo de ter um amigo; que o cão considera como o líder da matilha.

O uivo dos cães não tem mais muito a ver com o dos lobos. Exceto por raças muito próximas, como o Husky Siberiano e o cão-lobo da Checoslováquia, que tendem a uivar muito mais do que as outras raças.

O que significa quando o cão imita o choro do lobo?

Para entender porque o cachorro uiva, é necessário partir da suposição de que esse comportamento é mais do que normal em amigos de quatro patas. Assim, seria estranho se o cão não uivasse. Além das razões mencionadas acima, o cão também uiva por outras razões:

1 – Incômodo

Para os cães, um som irritante, como o toque de um telefone celular, um helicóptero ou uma ambulância, pode ser um excelente motivo para uivar.

Mas os cães também uivam mesmo quando sofrem. Por exemplo, com excesso ou dor no local (se machucaram as patas) ou quando estão em um local desagradável (muito apertado, quente, escuro ou frio).

2 – Solidão

O cachorro uiva quando fica sozinho por um longo tempo; isso é devido à necessidade de carinho, ou pode ser a maneira dele de comunicar a falta de algo.

Muitas vezes acontece que os cães uivam quando são deixados em situações de isolamento. De fato, esses animais manifestam com o uivo o desejo natural de se comunicar com sua própria espécie e com o homem, a quem às vezes é reconhecido o status de líder da matilha.

Se o cão uivar da solidão, é importante fazê-lo entender que não está sendo abandonado. Melhor evitar gestos excessivos ao sair, como mimos e cumprimentos para aliviar a carga emocional.

Também pode ser útil deixar um brinquedo ou dois para ele, para que ele se distraia até você voltar.

3 – Para chamar a atenção

Em outros momentos, o uivo pode ser usado como lembrete, para responder a um ser humano, mas, com muito mais frequência, ao uivo de outro cão.

Assim, pode acontecer que o cão uiva quando cantamos ou cantamos: é uma maneira como qualquer outra de interagir conosco: para ele, é um momento de agregação.

4 – Antes de uma catástrofe

Existem muitos mitos e lendas sobre cães uivantes. Mas o fato de eles “sentirem” a chegada de uma catástrofe (como um terremoto) foi confirmado por vários estudos científicos.

O motivo ainda não é conhecido, mas pode ser devido ao fato de os animais sentirem os gases ou a eletricidade que emanam da terra, ou ainda poderem perceber suas vibrações.

5 – Uivando para as sirenes

Esse é geralmente o caso de cães que respondem com o uivo a uma sirene que escuta à distância. De fato, algumas sirenes podem ter frequências de emissão semelhantes a uivos. Assim,  cães particularmente sensíveis e ansiosos por contato social podem responder com uma vocalização semelhante, assim como os lobos fazem para reunir o bando de um grande território.

Quais raças uivam?

Todos os cães podem uivar; sua propensão a fazê-lo, no entanto, depende tanto do caráter individual quanto de uma maior predisposição para algumas raças.

Alguns cães, por exemplo, o Husky Siberiano e o cão-lobo checoslovaco, se expressam quase exclusivamente através do uivo. Isso porque sua proximidade genética com os lobos ainda é muito forte.

Todos os cães, no entanto, são perfeitamente capazes de imitar o choro do lobo quando querem. Assim, geralmente querem fazê-lo quando se sentem sozinhos e tristes ou quando ouvem alguma frequência sonora que lembra os uivos em sua mente.


Fonte: Metrópoles - Publicado neste site em 02/06/2020

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui