Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 1767 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Cinoterapia: entenda o que é e veja 4 benefícios do tratamento para os cães


Cinoterapia – O que é?

A cinoterapia é, basicamente, tratamentos a base do convívio com cães. Cino, do grego, significa cachorro. Logo, cinoterapia significa: terapia com cães! Usar cães como base para alguns tipos de tratamento se mostrou efetivo para uma série de doenças e condições que acometem o ser humano. Afinal, o cão é base para liberação de muitos estímulos. E isto é ótimo para o nosso corpo.

Porém, antes de prosseguirmos, é importante deixar claro: o intuito deste texto não é de aconselhamento ou indicação de tratamentos, ok? A proposta é apresentar a cinoterapia e como ela pode ajudar em uma série de situações, mas sempre indicada a partir de um profissional médico ou psicólogo!

Vejamos alguns dos principais benefícios a partir de agora. Acompanhe!

Quais os benefícios da cinoterapia?

Nossos cães são mesmo um pacotinho de amor. Além de alegrarem nossos dias e nos fazerem uma companhia incrível, os cães ainda podem nos proporcionar saúde física e mental. Afinal, apenas a sua presença em ambientes pode transformar o clima de uma forma realmente incrível. E muita vezes tudo que precisamos para sentir um pouco mais de conforto e alegria em um dia corrido, é a presença do nosso pet.

A cinoterapia, então, enxergou este quesito e surgiu como uma alternativa a tratamentos de muitas doenças e condições humanas. Veremos agora alguns dos principais benefícios e aplicações. Acompanhe.

Ajuda no tratamento de doenças e condições

Não é “de graça” que o cão é o melhor amigo do homem, não é mesmo? Afinal, ele sempre está presente no dia a dia, demonstrando companheirismo e fidelidade em todos os momentos. Mesmo que de forma indireta. Os cachorros são verdadeiramente especiais. Logo, cientistas tiveram este mesmo insight: será que a presença dos animais em pessoas enfermas, não pode ajudá-las de alguma forma? E com isso, diversos estudos começaram a surgir, dando origem a cinoterapia.

Cães ajudam a controlar a ansiedade, pressão arterial, colesterol, estresse e até mesmo podem ajudar pessoas que estão em depressão. Tudo com auxílio psicológico e médico, obviamente.

Sensações de bem-estar

Cães ajudam humanos a ter sensações de bem-estar. Isto acontece por diversos motivos, mas principalmente pelo fato de que sentimos que eles estão ali por nós. Por mais que não podem falar ou gesticular, cães muitas vezes são o conforto que precisamos depois de um dia cansativo. Há quem diga que eles absorvem nosso estresse e transformam isso em energias positivas, simplesmente pelo fato de estarem no ambiente.

A verdade é que amamos nossos pets. E nos sentimos realizados e felizes em vê-los com saúde e brincalhões. E isto, automaticamente, nos dá combustível para seguir em frente com alguma ideia, projeto ou mesmo, relaxar.

Liberação de endorfina e adrenalina

Outro ponto muito importante que a cinoterapia pode nos proporcionar, é a liberação de endorfina e adrenalina. Estas duas condições nos fazem ter energia e motivação, o que pode desencadear em nosso organismo uma série de processos positivos. Automaticamente, estas condições podem ser usadas (com suporte médico) em tratamentos específicos.

Melhorias nas condições sociais

E por fim, os cães ainda nos ajudam a socializar melhor! Quem nunca falou com uma voz fininha ou no diminutivo com os cães? Pois é, este processo faz com que possamos articular melhor e ter melhores condições de exposição na sociedade, no médio e longo prazo.

Esta, então, é a cinoterapia: terapia para uma série de doenças, com a ajuda de nossos tão amados e queridos cães. Eles são ou não são, de fato, um pacotinho de amor?

Cuide do seu dog e ele certamente cuidará de você!


Fonte: Portal do Dog - Publicado neste site em 08/06/2020


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui