Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 461 - #3
-
Animal Manager, essencial para os negócio.
Falta de conscientização faz aumentar o número de eutanásia de cães

Letícia Peixoto
de Rondonópolis

A falta de conscientização da população em relação aos cuidados com a leishmaniose e outras doenças faz com que os donos dos animais os abandonem. Nem sempre os animais abandonados são por causa da leishmaniose. No Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Rondonópolis, 50% dos animais que sofrem eutanásia, apresentam cinomose, tumores ou estão mutilados ou acidentados. Em um ano mais de dois mil cães sofreram eutanásia na cidade.

'Pedimos a população para que não abandone o animal apenas porque apresentou uma doença, é preciso levar ao veterinário, fazer exame e ai sim se constar leishmaniose é que se deve fazer a eutanásia', comentou o coordenador da Vigilância Ambiental, Edgar Prates.

Segundo o coordenador, em 2010, 2.476 animais passaram pela eutanásia, desses 451 apresentaram leishmaniose. Somente até o mês de outubro deste ano, 2.392 animais foram sacrificados. 'Acredito que vamos ultrapassar esse número em relação ao ano passado, pois realmente são muitos animais abandonados no Centro de Zoonoses com doenças graves, cerca de 300 cães sofrem eutanásia por mês no CCZ' ressaltou.

Prates destacou também a importância da população se conscientizar, limpando os quintais onde vivem os animais, bem como, trocar a água das vasilhas, que o ambiente deles seja arejado, recebendo diariamente os raios solares.


Fonte: 24 Horas News - Publicado neste site em 21/12/2011


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui