Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 479 - #3
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet
Mais de 110 mil cães passarão por coleta de sangue que detecta leishmaniose na Capital
A meta faz parte das ações de combate à doença que serão realizadas durante este ano

TARYNE ZOTTINO
 
Cerca de 110.770 animais passarão pela coleta de sangue que detecta a leishmaniose, em Campo Grande (MS). Meta que faz parte das ações de combate à doença recebidas pela Capital e por mais 12 municípios de Mato Grosso do Sul, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. 

Além da coleta, aproximadamente 32 mil residências receberão um agente borrifador. Em 2011, duas pessoas morreram em decorrência da leishmaniose e 164 casos foram registrados somente em Campo Grande. 

Transmissão

A leishmaniose é transmitida ao cão e ao homem através da picada de um mosquito infectado. O mosquito, ao picar um cão com leishmaniose, passa a ser um transmissor da doença. Para evitar a doença, a Secretaria de Saúde alerta para os cuidados com higiene e limpeza de terrenos. 

Febre, crescimento exagerado das unhas, perda de pelos e emagrecimento são alguns dos sintomas que podem aparecer em cães com leishmaniose, porém grande parte dos animais infectados não manifestam indícios da doença. 


Fonte: Correio do Estado - Publicado neste site em 11/01/2012


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui