Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 487 - #3
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet
Marília tem mais de cinco mil cães abandonados
São Paulo

Voluntários fazem feiras e arrecadam dinheiro para castrá-los e retirá-los das ruas, mas faltam recursos

DANIELLE GAIOTO
danielle.gaioto@bomdiamarilia.com.br 

Desamparados pelos donos ou nascidos e criados à própria sorte pelas ruas da cidade, mais de 5 mil cães estão abandonados em Marília. A projeção está baseada em levantamentos de órgãos estaduais e é ainda maior se somada a quantidade de animais considerados semidomiciliados — aqueles que têm donos, mas entram e saem de casa na hora em que querem, procriando com animais de rua e, não raras as vezes, contraindo e transmitindo doenças.

“De toda a população canina, estima-se que apenas 60% esteja restrita ao domicílio”, explica o coordenador da Divisão de Zoonoses, Lupércio Garrido.

De acordo com ele, o problema maior se concentra na faixa dos semidomiciliados. São eles que acabam gerando a superpopulação animal.

No caso dos gatos, a situação é ainda mais complicada, uma vez que, sem serem castrados, a maioria acaba saindo às ruas. 

Hoje, Marília conta com mais de 50 mil cães e outros 14 mil gatos. E, o número de animais abandonados nas ruas é crescente, afirma a voluntária do grupo Adote Animais em Marília, Aline Murcia.

Sem recursos fixos, os voluntários lutam para retirar os animais das ruas e encontrar um novo lar fixo para eles. 

E as dificuldades encontradas não são poucas. “Temos trabalhado muito, mas ainda assim é muito difícil. Mantemos o apoio através de doações específicas ou ainda pela venda de chaveiros e outros itens com renda revertida.”

Completando quase quatro anos de atuação, o grupo já retirou centenas de animais das ruas e já efetivou a doação de 200 cães e gatos. Para 2012, a meta é tornar o grupo uma ONG (Organização Não-Governamental). 

Os interessados em doar ou adotar um animal podem entrar em contato pelo Facebook (www.facebook.com.br/adoteanimais) ou pelo telefone (14) 9611-5559 com Aline.


Fonte: BomNegócio.com - Publicado neste site em 17/01/2012

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui