Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 709 - #3
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet
Contato com cães pode prevenir asma em crianças, diz estudo
Pesquisa da Universidade da Califórnia sugere que certos micróbios transportados no pelo dos cachorros podem gerar imunidade contra asmas em bebês

Bebê e cachorro (Foto: SXC)

Crianças expostas a certos micróbios transportados por cães podem adquirir imunidade contra a asma, de acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A teoria foi apresentada durante a conferência General Meeting of the American Society for Microbiology, que ocorreu em São Francisco em junho.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores usaram três grupos de ratos. O primeiro foi exposto a casas que possuem cachorro e, em seguida, a um vírus chamado Vírus Sincicial Respiratório, muito comum em crianças e associado ao alto risco de desenvolver asma. O segundo grupo foi exposto apenas ao vírus, e o terceiro não foi exposto a nada.

Somente o primeiro grupo se mostrou imune ao microorganismo. “Os ratos que tiveram contato com cachorros não apresentaram sintomas associados ao Vírus Sincicial Respiratório, como inflamação e produção de muco nas vias aéreas”, explica Kei Fujimura, membro da equipe de pesquisa. As bactérias presentes no sistema gastrointestinal destes ratos também eram diferentes.

A pesquisa sugere que o sistema imunológico dos ratos é alterado após a exposição a cachorros domésticos. O próximo passo, de acordo com os cientistas, é identificar qual espécie de micróbio presente no pelo do cão é de fato responsável por esta proteção contra o vírus. A equipe já analisou o intestino de animais domésticos e, em breve, deve detalhar melhor essa reação.

A esperança dos pesquisadores é de, ao descobrir o micróbio específico pela proteção, melhorar o conhecimento sobre as doenças alérgicas ou até mesmo desenvolver vacinas para vírus respiratórios. O estudo ainda não foi publicado em revistas especializadas.


Fonte: Época Notícias - Publicado neste site em 07/07/2012


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui