Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 837 - #3
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet
Doença causada por fungo se espalha e preocupa donos de animais no Rio

Em casos extremos, pode levar á morte do ser humano

A esporotricose, também conhecido como 'doença da roseira', que atinge cães e gatos, preocupa donos de animais no Rio de Janeiro.  O mais grave é que, em casos extremos, a doença pode causar a morte do ser humano.

Segundo a Vigilância Sanitária, em três anos, mais de 500 bichos já foram infectados. Das vítimas, 96% são felinos e apenas 4% são cães. A doença é uma micose causada por um fungo, transmitido por secreção ou arranhão do animal, que se manifesta com lesões por todo o corpo. 

O tratamento custa em média R$ 200 e pode durar, pelo menos, três meses. Os seres humanos também podem ser contaminados e o número de casos é preocupante. De acordo com a Vigilância Sanitária do município do Rio,  173 ocorrências foram registradas em 2010 e, em 2011, 209. Este ano, já são 65  pessoas infectadas.

Para evitar o contágio, a recomendação é usar luvas na hora de lidar com gatos doentes e lavar bem as mãos. Os animais mortos têm que ser cremados e machos e fêmeas devem ser castrados, com o objetivo de diminuir as saidas à rua.



Fonte: R7 Notícias - Publicado neste site em 27/09/2012



- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui