Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 869 - #3
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet
Cães e gatos podem ser castrados gratuitamente em Salvador

Prevenir doenças, evitar a procriação indesejada e o abandono de animais são algumas das vantagens que têm contribuído para o aumento da procura por cirurgia de castração de cães e gatos. O serviço é oferecido gratuitamente pela prefeitura através do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde.

Atualmente o órgão disponibiliza 250 castrações por mês. O mesmo procedimento em uma clínica particular pode custar até R$1,2 mil, dependendo do porte do animal.
O serviço de castração gratuita para animais é o resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Prefeitura de Salvador e o Ministério Público, para garantir a integridade dos animais que vivem em Salvador. 

De janeiro a agosto desse ano, foram realizadas 1.885 cirurgias. “O principal objetivo é, em longo prazo, reduzir a população de animais de rua, o abandono e maus-tratos a esses animais. Com a redução do número de cães de rua, também estamos reduzindo o risco de transmissão de zoonoses para seres humanos”, afirma a subcoordenadora de zoonoses, Lucrecia Lopes.
Segundo estimativas do órgão, existem hoje em Salvador cerca de 40 mil cães e 10 mil gatos morando nas ruas da cidade. De acordo com a gestora, a perspectiva é de que o número de castrações mensais aumente para 290, após processo licitatório, que está em fase de finalização.
Para ter acesso ao serviço de castração, o proprietário do animal deve ligar para o Disque Saúde 160, ou para o Salvador Atende 156, a fim de agendar atendimento junto à Coordenadoria de Saúde Ambiental (Cosam), no CCZ. 

O usuário deverá comparecer ao local portando original e cópia de documentos de identificação, comprovante de residência e cartão de vacinação antirábica do animal. O proprietário passa por uma triagem, incluindo entrevista. 

Para estar apto, o cão ou o gato deve ter entre 8 meses e 5 anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. 

Caso aprovado na triagem, o usuário do serviço recebe uma guia para que a cirurgia seja agendada diretamente na Clínica Vida Animal, na Pituba, onde é feito o serviço através de convênio com a Prefeitura. 

O documento é válido por 1 mês, e o agendamento do procedimento deve ser feito em até 48 horas. Cada proprietário pode solicitar até 3 guias de castração por mês.
A subcoordenadora ressalta ainda que, além do fornecimento do serviço gratuito de castração, a Secretaria de Saúde está investindo em campanhas de conscientização sobre posse responsável do animal. 
Cirurgia é simples e rápida
Foi pensando em dar mais qualidade de vida para as suas 2 cadelas, que o funcionário público Osvaldo Santana procurou o serviço. A pit bull Monstrinha, de 5 anos, e a vira lata Nolah, de 4 anos, realizaram o procedimento juntas e já estão se recuperando da cirurgia. 

“Procurei o serviço porque sempre ouvi falar sobre os problemas hormonais que as cadelas sofrem ao longo da vida. A pit bull já está com alguns nódulos na mama, então resolvi fazer a castração para evitar que o problema se agrave”, disse o proprietário, elogiando o serviço oferecido pela prefeitura e ressaltando que este precisa ser mais divulgado.

O serviço de castração da prefeitura também pode ser feito com animais de rua. Nesse caso, a pessoa deve se tornar responsável pelo animal, principalmente pela fase pós-operatória, que não é feita pelo CCZ. Depois de castrados, eles são colocados para adoção. 

O veterinário Augusto Angelim, proprietário da clínica Vida Animal, explica que entre as vantagens da castração destaca-se a prevenção de diversas doenças ligadas à reprodução animal. 

Nas fêmeas, a cirurgia previne as infecções do útero, o desenvolvimento de tumores e cistos no ovário, tumores mamários, dentre outros problemas. Já nos machos, a principal vantagem é a prevenção de tumor de testículos. 

A cirurgia é realizada de segunda a quinta-feira, na clínica Vida Animal, pela manhã. O procedimento é simples e rápido.
Vantagens
- Evita a procriação indesejável dos animais
- Evita o abandono de animais nas vias e logradouros públicos
- Melhora o comportamento do animal, tornando-o mais dócil
- Melhora a convivência entre machos e fêmeas no mesmo ambiente
- Reduz consideravelmente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente
- Elimina a gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas
- Elimina o risco de uma piometra (doença uterina apresentada após o cio, onde o útero se enche de pus, e para a qual o tratamento é a castração, ocorrendo em cerca de 60% das fêmeas não castradas)
- Nos gatos há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa, para demarcar território
- Animais se tornam mais saudáveis e sua expectativa de vida aumenta, pois há menor chance de doenças reprodutivas
- Os machos perdem a libido, diminuindo a possibilidade de formação de grupos de animais, minimizando a ocorrência de brigas e agressões às pessoas


Fonte: Tribuna ba Bahia - Publicado neste site em 13/10/2012

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui