Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
Boletim Eletrônico - N° 904 - #3
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet
Cão farejador morto no Afeganistão ganha medalha de honra póstuma

Theo estabeleceu recorde de bombas achadas por cão de busca no país.
Animal morreu por convulsão uma hora depois do dono levar tiro, em 2011.

Foto sem data mostra o soldado Liam Tasker e seu cão farejador Theo no Afeganistão (Foto: AP)
Foto sem data mostra o soldado Liam Tasker e seu cão farejador Theo no Afeganistão (Foto: AP)

Um cão britânico que farejava bombas para salvar vidas de soldados no Afeganistão recebeu nesta quinta-feira (25/10) uma medalha de honra póstuma conhecida como a Cruz Victoria para animais.

Theo, um springer spaniel, morreu aos 22 meses após sofrer uma convulsão em março de 2011, uma hora depois de seu dono, Liam Tasker, levar um tiro e morrer em combate.

A família de Tasker participou de uma cerimônia nesta quinta-feira no Quartel Wellington, em Londres, para a apresentação da medalha, concedida aos animais por 'companhia ou devoção ao dever enquanto servia no conflito militar'.

A mãe de Tasker, Jane Duffy, descrevia Theo como o 'melhor amigo' de seu filho e disse que eles estavam juntos '24 horas por dia' no Afeganistão.

'Eles estão nos observando e devem estar tão orgulhosos. Eu só queria que eles estivessem aqui para eles mesmos receberem a honra. Theo e Liam salvaram tantas vidas lá', completou.

A medalha foi aceita pelo sargento Matthew Jones e pela cadela de busca Grace, que serviram na guerra com Tasker e Theo.
'Sem dúvida, a atuação de Theo no Afeganistão salvou muitas vidas humanas', disse o presidente da instituição de caridade que cedeu a medalha, Michael Bolton.

Performance recorde

Theo e seu treinador encontraram 14 artefatos explosivos em cinco meses, um recorde para um cão de busca no Afeganistão. Estes incluíram uma bomba em uma encruzilhada em Nad-e-Ali, província de Helmand, que poderia ter matado um grande número de pessoas.

O cão também descobriu um túnel subterrâneo que conduzia a um cômodo supostamente usado por insurgentes para fabricar bombas e se esconder dos militares.

A medalha Victoria existe desde 1943 e foi atribuído a 28 cães, incluindo Theo. Também foram homenageados 32 pombos mensageiros que trabalharam durante a II Guerra Mundial, três cavalos e um gato.

A Grã-Bretanha tem cerca de 9,5 mil soldados no Afeganistão, a maioria dos quais deven retornar até o final de 2014.
Cerca de 435 funcionários britânicos foram mortos no país desde o início da operação.

Theo morreu uma hora após seu dono morrer em combate, em 2011 (Foto: AP)


Fonte: G1 - Publicado neste site em 03/11/2012


- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui